Pages

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sobre categorias de cabos

Os cabos possuem 7 categorias. Em todas elas a distância permitida é de 100 metros, com exceção das redes de 10G com cabos de cat. 6 (onde a distância máx. é de 55m). A diferença das categorias é a frequência, portanto a taxa máx. de transferência de dados suportada pelo cabo, além do nível de imunidade a interferência externas. Para entendermos melhor, vamos as seguintes descrições:

     Cat. 1 e 2: essas duas categorias foram usadas no passado em instalações telefônicas e não são mais reconhecias pela *TIA.
     Cat. 3: foi o primeiro padrão de cabos, desenvolvido específico para uso em redes.  A diferença entre as cat. 1 e 2 para a 3 é o entrançamento dos pares de cabos, pois na 1 e 2 não a um padrão. A cat. 3 possui pelo menos 24 tranças por metro, levando a ser muito mais resistentes a ruídos externos.
     Cat. 4: tem uma qualidade um pouco superior e é certificada para sinalização de até 20 MHz. Assim como nas cat. 1 e 2, a 4 também não é mais reconhecida pela TIA e os cabos não são mais fabricados.
     Cat. 5: segue o padrão de fabricação muito mai exato e suporta uma frequência de até 100 MHz, o que um grande salto em relação as cabos da cat. 3. Mas é muito raro encontrar-lo em venda hoje em dia, pois foram substituídos pelas cat. 5e (o ‘’e’’ vem de ‘’enhanced’’) que é o padrão aperfeiçoado, com normas mais desenvolvidas...
     Cat. 6: desenvolvida originalmente para ser usada no padrão Gigabit Ethernet, mas com o desenvolvimento do padrão para cabos da cat. 5 sua adoção acabou sendo atrasado, embora os cabos ofereçam uma qualidade melhor, o alcance continua sendo de apenas 100m.
 Utilizam especificações ainda mais exatas que os da cat. 5e e suportam frequência  de até 250 MHz. Podem serem usados em substituição dos cabos cat. 5 e 5e e também em redes de 10G, que o alcance é de apenas 55m. Mas para permitir o uso de cabos de até 100m em redes de 10G, foi criada uma nova categoria, a cat. 6a (‘’a’’ de ’’augmented’’) que suporta uma frequência de até 500 MHz e usa um conjunto de medidas para reduzir a perda de sinal e tornar o cabo mais resistente a interferências.
     Cat. 7: pode vir a ser usado no padrão de 100 gigabits, que esta em estágio inicial de desenvolvimento.
Outro padrão que pode vir, ou não, a ser usado no futuro são os conectores TERA, padrão desenvolvido pela Siemon.
Cabos de cat. 5 são suficientes tanto para redes de 100 quanto de 1000 megabits, eles são os mais comuns e mais baratos. Mas os cabos de cat. 6 e 6a estão sendo popularizados e devem ser substituídos ao longo do tempo.

*TIA: (Telecommunications Industry Association) responsável pela definição dos padrões de cabos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário, crítica, elogio ou sugestão.

 

Visualizações de Páginas

Dica:

Esta procurando saber como funciona a internet no seu celular? Clique Aqui! e descubra tudo sobre o assunto!

Sabia que você é salvo todos os dias?

Descubra aqui o que te salva e facilita MUITO sua navegação diária!

Dúvidas sobre DHCP?

Se você tem dúvidas sobre DHCP basta seguir o slide que indicamos! Bom aproveitamento! ;)